O que é comunismo?

COMUNISMO


 Comunismo é uma ideologia política e econômica que busca a eliminação da propriedade privada dos meios de produção e a criação de uma sociedade sem classes, em que todos os recursos são coletivamente possuídos e controlados pelo Estado ou pela comunidade como um todo. O comunismo defende a abolição do sistema capitalista de mercado e sua substituição por um sistema socialista de planejamento centralizado, no qual a produção é organizada para atender às necessidades da sociedade como um todo, e não aos interesses de uma elite proprietária.
A teoria comunista foi desenvolvida principalmente por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, e o modelo comunista foi aplicado em diversos países ao longo do século XX, em diferentes formas e graus de sucesso. As experiências comunistas incluem a União Soviética, a China, Cuba, Vietnã, Coreia do Norte e outros países. O comunismo continua sendo um tema controverso e debatido em todo o mundo.


Quando surgiu o comunismo?


Comunismo: Origem e Ideologia


O comunismo como uma ideologia política surgiu no século XIX, especificamente após a publicação do Manifesto Comunista em 1848, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. O Manifesto Comunista é considerado um dos textos fundadores do comunismo moderno, que propõe a abolição da propriedade privada dos meios de produção e a construção de uma sociedade sem classes.

No entanto, as raízes do pensamento comunista remontam a épocas anteriores, como na Grécia Antiga com o filósofo Platão, que propunha uma sociedade ideal baseada na propriedade coletiva dos bens. Durante a Revolução Francesa, os sans-culottes, um grupo de trabalhadores urbanos pobres, também propuseram ideias semelhantes às do comunismo.

No século XIX, a Revolução Industrial e a crescente exploração dos trabalhadores pelas classes proprietárias forneceram um contexto propício para a disseminação das ideias comunistas. Desde então, o comunismo tem sido uma importante corrente política e ideológica, influenciando movimentos políticos e sociais em todo o mundo.


Qual país atualmente adota o comunismo?


Atualmente, não há nenhum país que adote o comunismo como forma de governo. Ao longo do tempo, vários países se declararam comunistas, como a União Soviética, China, Cuba e Vietnã, mas atualmente esses países têm sistemas políticos que combinam elementos de economia de mercado com alguma forma de controle estatal. O governo de Cuba, por exemplo, se autodefine como socialista, mas mesmo assim a economia do país tem elementos de mercado e as reformas recentes buscam a abertura econômica.


Qual a diferença entre socialismo e comunismo?


Socialismo e Comunismo


O socialismo e o comunismo são duas ideologias políticas diferentes, embora ambas sejam baseadas em uma visão de igualdade social e econômica.

O socialismo é uma teoria política e econômica que visa a distribuição equitativa da riqueza e do poder econômico através da propriedade coletiva dos meios de produção. No socialismo, o Estado pode possuir e controlar algumas indústrias ou recursos, mas a propriedade coletiva pode ser estendida a outras formas de propriedade, como cooperativas de trabalhadores. O objetivo final do socialismo é alcançar uma sociedade igualitária, na qual a exploração do homem pelo homem não exista mais.

Já o comunismo é uma forma mais radical de socialismo que busca abolir completamente a propriedade privada, bem como o dinheiro e o Estado. No comunismo, a propriedade dos meios de produção é coletivizada e controlada pela comunidade como um todo. A ideia é que a sociedade opere em uma economia planejada e sem classes sociais, em que cada indivíduo contribui com seu trabalho de acordo com suas habilidades e recebe de acordo com suas necessidades.

Embora existam diferenças entre as duas ideologias, o comunismo geralmente é considerado uma forma mais extrema de socialismo. Ambas as ideologias tiveram influência significativa na história política e econômica do mundo, e ainda são objeto de debate e discussão atualmente.

Quem fundou o comunismo?



O comunismo é uma ideologia política e social que teve diversos pensadores e teóricos influentes ao longo do tempo, mas geralmente se atribui a fundação do comunismo moderno a Karl Marx e Friedrich Engels. Eles co-escreveram o "Manifesto do Partido Comunista" em 1848, que estabeleceu os princípios básicos do comunismo como uma crítica ao capitalismo e um chamado à revolução proletária.

Antes de Marx e Engels, outros pensadores e revolucionários, como Gracchus Babeuf, Étienne Cabet e Robert Owen, já haviam defendido ideias comunistas em diferentes graus, mas é a obra de Marx e Engels que estabeleceu as bases do comunismo moderno e influenciou muitos movimentos comunistas no mundo todo.









Comentários